segunda-feira, 18 de novembro de 2013

[Opinião] "Luz e Sombras", de Leigh Bardugo

Sinopse: Só ela consegue vencer as trevas... Rodeada por inimigos, a outrora grande nação de Ravka foi dividida em duas pelo Sulco de Sombra, uma faixa de escuridão quase impenetrável cheia de monstros que se alimentam de carne humana. Agora, o seu destino pode depender de uma só refugiada. Alina Starkov nunca foi boa em nada. Órfã de guerra, tem uma única certeza: o apoio do seu melhor amigo, Maly, e a sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa do regimento militar, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco de Sombra, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros volcra e ficar brutalmente ferido. O seu instinto leva-a a protegê-lo , e ela revela um poder adormecido que lhe salva a vida, um poder que poderia ser a chave para libertar o seu país devastado pela guerra. Arrancada de tudo aquilo que conhece, Alina é levada para a corte real para ser treinada como um membro dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina no seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir o Sulco de Sombra. No entanto, nada naquele mundo pródigo é o que parece. Com a escuridão a aproximar-se e todo um reino dependente da sua energia indomável, Alina terá de enfrentar os segredos dos Grisha... e os segredos do seu coração.



Opinião:
Este livro foi uma verdadeira surpresa: desde a magnífica capa, passando pelas personagens bem construídas e até ao seu conteúdo.

Durante anos Anita Starkov foi uma rapariga normal: fraca, magra, sempre passou despercebida. Até ao dia em que vê o seu melhor amigo (e paixão secreta) a ser atacado por um volcra e uma estranha luz sai de dentro de si e afugenta os monstros todos. A partir daí a sua vida muda completamente: Anita é enviada para a corte para aprender com os Grisha (pessoas com poderes). Mas nem tudo é o que parece e por trás de toda àquela riqueza algo conspira para ter o poder. 

Como já disse no inicio as personagens estão bem construídas e são coerentes. Alina é uma rapariga que apesar de nunca ter tido sorte na sua vida sempre foi forte e corajosa. Para uma rapariga de 17/18 anos é uma personagem madura, um pouco sarcástica e valente. Quando é enviada para a corte faz de tudo para se integrar e para aumentar o seu poder. Quando as coisas dão para o torto não hesita em fazer o que é certo. 
Tenho de admitir que a personagem que mais gostei foi o Darkling. Moreno, olhos cinzentos, misterioso e muito sedutor. Tenho pena do seu papel no livro, mas continuo a gostar dele. Perigoso, é o adjectivo que lhe atribuo!

Li este li em dois dias. É uma leitura que não se consegue parar, completamente viciante. Estou ansiosamente à espera do segundo volume.

É maravilhoso. Maravilhoso!

1 comentário:

  1. Este livro anda a tentar-me;P Parece bastante bom e cada vez fico com mais vontade de o ler.
    Obrigado pela review. Beijos;)

    ResponderEliminar