quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

[Opinião] "Uma Grandiosa e Terrível Beleza", de Libba Bray

Sinopse: Gemma Doyle não é igual às outras raparigas de postura irrepreensível, que só falam quando interpeladas, que conservam a postura, que permanecem deitadas e que pensam na Inglaterra quando lhes é pedido...
Não, Gemma é uma ilha. Aos dezasseis anos é enviada para a Academia Spence, em Londres, após uma tragédia que assombrou a sua família na Índia. Sozinha, carregando o peso da culpa e propensa a visões do futuro que têm o mau hábito de se concretizar, Gemma é alvo de uma recepção gelada. Mas Gemma não está só... ela foi seguida por um jovem misterioso, que quer que a sua mente se feche às visões.
Em Spencer os poderes de Gemma ganham força. Ela vê-se enredada com as raparigas mais influentes da escola e descobre a ligação da sua mãe a um grupo obscuro conhecido por a Ordem. E será aí que o seu destino a espera... se Gemma acreditar nele.
Uma Grandiosa e Terrível Beleza é o tipo de livro que não conseguimos largar... É uma vasta tapeçaria de saias rodadas, de sombras dançantes e de coisas que se escondem na escuridão. É um retrato vivo da época vitoriana, altura em que as raparigas eram educadas para serem esposas de homens ricos... E é a história de uma rapariga que viu um caminho diferente.



Opinião:
O livro "Uma Grandiosa e Terrível Beleza" tinha tudo para ser um livro 5*: fantasia, misticismo, romance, crime, folclore. Mas acabou por ser um livro medíocre.

Gemma Doyle é uma rapariga de 15 anos que vive, desde sempre, na Índia. No dia em que faz 16 anos a sua mãe é assassinada e ela tem a primeira de muitas visões que a torna especial. Depois do assassinato da mãe, Gemma é enviada para um colégio interno em Inglaterra para aprender boas maneiras e etiqueta. E é aqui que a sua vida muda completamente!

Como já referi anteriormente, este livro tinha tudo para ser 5*. Mas a escritora estragou tudo. As personagens são fracas e a única que se safa (a Professora Moore) foi despedida a meio da história! Personagens fúteis e com ideias disparatadas e fúteis. Neste livro não existiu uma única amizade verdadeira. Enfim, um rol de coisas que estragou completamente o livro.

Nem podemos dizer que a trilogia vai melhorar. Pelo que se sabe a editora não vai publicar os restantes livros...

A única coisa que faz com que eu dê 2* a este livro é a escrita. É uma escrita acessível, o que torna o livro de rápida leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário