sexta-feira, 23 de maio de 2014

[Opinião] "Matéria Negra", de Brad Thor

Sinopse: Toda a gente sabe que os governos se envolvem em atividades secretas que por vezes usam meios pouco ortodoxos. São conhecidas como «Matéria negra». Mas existe ainda um nível para além deste, seguramente menos conhecido, em que a própria existência do estado é ameaçada e a situação requer uma ação imediata, secreta e possivelmente violenta. Trata-se portanto de uma matéria negra. Quando os EUA se encontram nessa situação, o homem certo para liderar a missão é Scot Harvath.
Harvath está na Suécia, a executar um audacioso plano para prevenir um ataque aos Estados Unidos. A equipa que lidera deve prender um suspeito de terrorismo e infiltrar-se na sua célula com um agente duplo.
Ao mesmo tempo, Larry Solomon, um dos produtores mais célebres de Hollywood, é atacado na sua própria casa por um grupo de assassinos e só consegue escapar com a ajuda de Luke Ralston, um amigo que já fez parte da Força Delta.
À medida que a intriga se adensa, Harvath percebe que só há uma maneira de salvar o seu país. Como não pode confiar em, ninguém, é obrigado a lidar com o caso como Matéria Negra.



Opinião:
O género policial não é de todo o meu favorito. Sempre gostei mais de romances, de histórias de amor e de fantasia. Era um tipo de prazer que me dava mais prazer. Mas, há um tempo atrás, decidi apostar neste género tão desconhecido para mim e tentar gostar. Ou, pelo menos, conseguir lê-lo sem adormecer. As minhas primeiras escolhas não foram as melhores mas ao escolher este livro percebi que existe algum potencial no policial. 

"Matéria Negra" interliga várias personagens que no seu todo formam um grupo muito interessante. É óbvio que o que dá origem ao livro (a acção) também contribuem em muito com a qualidade deste livro mas penso que sem estas personagens a história não teria o mesmo encanto. 

Este livro aborda temas que me fizeram ficar em alerta. Ciberespionagem? Guerras silenciosas? Ataques terroristas em cidades de quem ninguém se lembra o nome? Assustador. Dou graças a Deus por vivermos neste pequeno e secante país. Ninguém sabe que existimos.

Este livro está muito bem construído. Em parte (e como já referi) devido às excelentes personagens que tem. Fortes, inteligentes, sinceras e, ao mesmo tempo, muito misteriosas. Sei que este livro faz parte da série que tem como protagonista o Harvath e, com toda a certeza, vou adquirir os volumes anteriores.
Tornei-me fã de Brad Thor.

Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário