terça-feira, 15 de julho de 2014

[Opinião] "Tatiana", de Paullina Simons

Sinopse: Com apenas dezoito anos, Tatiana está grávida e só. O seu marido, Alexander, foi acusado de espionagem e preso pela infame polícia secreta de Estaline.
Alexander é um herói de guerra condecorado que carrega um segredo fatal. Nascido na América, vive encurralado desde a adolescência na União Soviética, para onde imigrou com os pais, que queriam viver o ideal comunista. Mas o brutal regime do país rapidamente destroçou os seus sonhos. Para se proteger, Alexander serviu o Exército Vermelho e fez-se passar por cidadão soviético. Para ele, a II Guerra Mundial é já uma causa perdida: tanto a derrota como a vitória significam a morte.
As notícias que dão conta do triste destino de Alexander levam Tatiana a fugir para a América. Quando chega a Nova Iorque, ela é uma jovem viúva com um filho pequeno nos braços e um passado doloroso. Pouco tempo depois, tem um emprego, amigos e a vida com que nunca ousou sonhar. Mas a dor pela perda de Alexander nunca a abandona. Algures dentro de si e contra todas as evidências, ela continua a ouvir a voz do seu grande amor...
Uma história épica de amor e guerra. Um hino ao poder dos sentimentos e da fé humana.
Tatiana é a sequela do bestseller mundial O Grande Amor da Minha Vida.


Opinião:
Esperei 1 ano e dois meses para ler a continuação de um dos melhores livros que li em 2013. E para quê? Para descobrir que a editora decidiu retirar a última parte (uma das partes essenciais, pelo que ouvi dizer) e só a colocar no próximo livro (que, graças a Deus é publicado ainda este ano - espero eu). As minhas dúvidas agora são: porque é que fizeram isso? Atraso na tradução? Suspense? Mais dinheiro no próximo livro? Não sei, mas vamos descobrir. Agora voltando ao livro em si.

Neste livro encontramos Tatiana já com o seu filho nos braços, mas separada do amor da sua vida, Alexander. Um na Rússia e outro nos Estados Unidos. Vemos a luta interior da Tatiana em continuar a procura de Alexander ou seguir em frente. Felizmente a procura por Alexander ganhou. Mas, na minha opinião, o objectivo principal deste livro é conhecer um pouco melhor o passado do misterioso Alexander. E penso que o ficamos a conhecer melhor do que ninguém.

Existiram certas alturas em que parei a leitura por estar um pouco aborrecida, mas sempre cai em mim e iniciei-a de novo. Mesmo com partes mais lentas este livro emocionou-me e quando acabou fiquei um pouco triste. Agora é esperar pelo próximo e último volume (snif snif).

A escrita de Paullina Simons continua super fluída e viciante. Tem descrições quanto baste e diálogos em igual medida. A introdução de novas personagens foi uma mais valia porque veio dar ar fresco à narrativa. Não se baseou unicamente em Tatiana e Alexander. Gostei também de ver a evolução do pequeno tesouro que os dois criaram.

Aguardo ansiosamente pelo próximo volume e espero não ficar desiludida com o fim desta maravilhosa história.
Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário