quarta-feira, 16 de outubro de 2013

[Opinião] "Segredos Submersos", de Hannah Ritchell

Sinopse: Os Tides são uma família com segredos sombrios. Marcados pelos acontecimentos de um dia trágico, há dez anos, cada um deles, à sua maneira, tenta seguir com a sua vida.
Dora, a filha mais nova, vive num armazém degradado no East End com o seu namorado artista, Dan. Está a conseguir levar uma vida calma - mas quando descobre que está grávida, a notícia deixa-a abalada e leva-a a recordar uma culpa de longa data. Ao voltar a Clifftops, a casa da família situada no alto da costa de Dorset, Dora tem de enfrentar o seu passado. Clifftops não mudou nos últimos anos e, ao percorrer as suas divisões e jardins, Dora ainda consegue sentir o eco daquele terrível dia de verão em que a vida dos Tides mudou para sempre.
Quando Dora começa a procurar pistas dos acontecimentos daquele dia fatídico, dá-se conta de que o caminho para a redenção pode estar na sua irmã problemática, Cassie. Se Dora conseguir arrancar a Cassie os segredos que ela jurou levar consigo para o túmulo, talvez consiga a redenção.
Mas será que segredos antigos podem realmente ser perdoados? E mesmo que se consiga perdoar e esquecer, como é que nos permitimos amar de novo?



Opinião:

O que mais me atraiu no livro "Segredos Submersos" foi a sua magnifica capa azul e a casa misteriosa. A sinopse também ajudou na minha vontade de ler o livro. 
Dora é uma rapariga atormentada por uma tragédia que aconteceu 10 anos atrás. Agora tem um namorado, uma casa e está grávida. E é pela última razão que o acontecimento passada volta para a atormentar. Dora decide regressar à casa da família Cliftons com o objetivo de enterrar os fantasmas e ser feliz. Mas depois da visita ela continua a sentir-se incompleta e resolve descobrir tudo o que aconteceu naquele fatídico dia.E é apartir deste momento que ela vai descobrir coisas que nunca imaginou e contribuiram para o seu sofrimento e infelicidade.

Não sei bem como fazer o comentário deste livro porque a minha opinião está dividida. Por um lado gostei da história: está bem construída, com descrições e dialógos em quantidade certa. A escrita da autora também me atraiu, o que tornou a leitura rápida. Mas no que diz respeito às personagens fiquei de pé atrás. Só consegui gostar de duas personagens e nem foram muito importantes. Não senti empatia com os protagonistas. A Dora pareceu-me uma mulher fraca, que pensava uma coisa num momento e no outro já pensava outra.

Não posso dizer que esta leitura foi uma perda de tempo, porque não foi. Mas se não tivesse lido o livro, também não ficava a perder nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário