quarta-feira, 13 de novembro de 2013

[Opinião] "Alma Rebelde", de Carla M. Soares

Sinopse: No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios.
Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança.
Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor.
Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?






Opinião:
Tenho de admitir: fico sempre de pé atrás quando pego num livro de um escritor português. As minhas anteriores experiências não foram muito gratificantes e eu tenho sempre medo de não gostar da leitura...

Mas com "Alma Rebelde" fiz muito bem em avançar com a leitura! 

Este é o primeiro livro publicado por Carla M. Soares e tem como protagonista Joana. Uma rapariga rebelde para os padrões da época que se vê obrigada a casar com um homem nunca o ter visto na vida. Mas Santiago (adorei o nome!) não é um homem qualquer! É um jovem que viajou durante muitos anos e, por essa razão, tem a mente mais aberta e quer que Joana seja verdadeira com ele. Ao inicio Joana fica intrigada com ele. E tenta com todas as suas forças ser a Joana amigável e dócil. Mas o amor é mais forte que tudo e de dia para dia ela vai-se apaixonando. Até, em conjunto com Santiago, tomar a decisão mais rebelde da sua vida!

Este livro chamou-me à atenção pela sua sinopse. Adoro romances históricos e adoro ainda mais quando os protagonistas se apaixonam. Comecei a leitura deste livro muito empolgada e só queria ler mais e mais. Demorei mais tempo do que queria a termina-lo porque tive de dar prioridade a outros livros, mas logo que me foi possível terminei a sua leitura. E gostei muito.

Sinceramente não parece o primeiro livro. Está muito bem escrito. Lê-se facilmente e rapidamente. A protagonista é uma rapariga que tem imensos sentimentos e pensamentos dentro de si e a sua forma de os expor é escrevendo no seu diário e, também, escrevendo cartas para a sua prima. No principio foi complicado lidar com a personalidade de Joana: por vezes ficava irritada por ela só ter pensamentos negativos. Mas depois entendi que é normal. Só que nunca temos esta perspectiva nos livros históricos. Ponto a favor da Carla. Santiago, esse é um doce. Apaixonei-me completamente por ele. Alto, belo, determinado, forte, amoroso. Só qualidades! Teve a coragem suficiente para enfrentar o seu pai e ser feliz.

Recomendo este livro a todas as pessoas porque, acreditem, não se vão arrepender.

3 comentários:

  1. Eu confesso que também não sou muito de ler livros de autores portugueses. Não conhecia a autora mas este pareceu-me muito interessante.
    É de Viana?

    beijinho,
    lollipopnecklace.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Sim, era isso que eu queria perguntar, eu nasci ai, mas infelizmente já não moro ai atualmente.
    Adoro a cidade.

    ResponderEliminar
  3. Sim, nasci e morei ai alguns anos, atualmente moro em Guimarães, mas se pudesse voltava para Viana. Pode ser uma cidade pequena, mas tem tudo, mar, rio, floresta, e apesar de adorar Guimarães, adoro ainda mais Viana do Castelo. (:

    ResponderEliminar