quinta-feira, 7 de novembro de 2013

[Opinião] "A Promessa", de Lesley Pearce

Sinopse: No início de julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.
A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou.
Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha.

É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez. Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino? 
A Promessa é a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de Sonhos Proibidos.




Opinião:

Foi amor à primeira vista. Desde o primeiro olhar que me apaixonei pela escrita e pelas histórias de Lesley Pearse. Acreditem. Sempre que sai um novo livro dela eu corro para o comprar. Mesmo que esteja na penúria. Posso dizer com muito orgulho que li TODOS os livros publicados pela senhora cá em Portugal. E voltaria a lê-los. Por essa razão tenho de agradecer ao Segredo dos Livros e a editora ASA por me darem a oportunidade de ler este livro. MUITO OBRIGADA.

Agora passemos ao livro em si.

Que hei-de dizer? É maravilhoso. Maravilhosamente escrito, como já nos habitou Lesley Pearse (e uma boa tradução). Personagens bem construídas e humanas. Lugares inesquecíveis. Descrições que por vezes me maravilharam e que por vezes me horrorizaram. Peço desculpa por usar tantas vezes a palavra "maravilhoso" mas é a descrição perfeita para este livro. Maravilhoso.

Quando iniciei a leitura do livro adivinhei logo o final que a autora tinha destinado para ele. E fiquei triste. Sempre adorei o Jimmy e a sua enorme força de vontade. Nunca parou de procurar a sua Belle durante os anos em que ela esteve desaparecida. E no final de tudo teve a sua recompensa. Mas consigo perceber os sentimentos de Belle quando Étoine regressa à sua vida. O Jimmy foi o seu primeiro amor, mas o Étoine é o amor da sua vida.

As descrições dos campos de guerra e da guerra em si chocou-me. Não as descrições em si, claro. Mas sim a sensação de impotência que me passaram. Como é possível aquilo ter acontecido? Tanta gente inocente ter morrido por um capricho de um alemão? Infelizmente 21 anos depois o capricho de um alemão iria atirar de novo a Europa para um guerra.

Quanto às personagens só vou dar atenção a uma: a Miranda. Uma menina de boas famílias e que tinha tudo para ser uma mimada e presunçosa do pior revelou-se uma jóia de pessoa que pensou sempre nos outros primeiro e só depois em si. O seu final entristeceu-me tanto que só tive vontade de chorar. Mas em todas as guerras existem baixas e é neste ponto que a Lesley Pearce ganha ainda mais pontos. 

Acreditem em mim quando vos digo: leiam o livro. Não se vão arrepender.

Recomendado!

5 comentários:

  1. Já dei a dica aos meus pais sobre a prenda de Natal (ahaha, estou a brincar) (:
    Seguia-a no good reads, mas não sei como nunca tinha reparado no blog.
    Gostei mesmo muito,segui (:

    beijinho,
    lollipopnecklace.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Estou a acabar de ler o livro e, estou completamente maravilhada, como todos da Lesley Pearse. Tenho os livros todos e não me desfaço de nenhum, e logo que saem tenho de os comprar. Estou de acordo com a Liliana Pinto cada livro da Lesley me surpreende mais. Adoro esta escritora e estou quase a acabar, o que me reservará o final...... Manuela Santos

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela :)

    Obrigada pelo seu comentário.

    Os livros de Lesley Pearse têm qualquer coisa que atraem as pessoas. Tal como a Dorothy Koomson. Pelo menos na minha opinião :b

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Opinião sobre o livro “A Promessa” de Lesley Pearse
    Acabei de ler a continuação de “Sonhos Proibidos”, “A Promessa de Lesley Pearse, já todos vocês devem ter percebido que Adoro esta escritora (cada livro que sai, tenho logo de adquiri-lo) e, paro qualquer livro que esteja a ler, para ler o que sai desta grande escritora. O “Sonhos Proibidos” conta-nos a história de Belle uma menina inglesa de 15 anos, que foi criada no bordel da mãe e, que foi raptada e levada para a América para trabalhar num bordel como prostituta. Quem a levou para este longínquo país foi Éttiene um francês pelo qual se apaixona, e vice-versa, mas não conseguem declarar um ao outro, esse amor.
    “A Promessa” começa com o encontro de Belle e Étienne na sua loja de chapéus, já casada com Jimmy, uma excelente empresária de chapéus, mulher forte, segura de si, respeitada e onde o seu passado ninguém conhece. Quando vê Étienne, o seu coração recua anos atrás quando ele a salva em França, e volta a despertar sentimentos muito fortes. Mas este volta a desaparecer e Belle engravida de Jimmy e a sua vida, não pode correr pelo melhor. Rebenta a I Guerra Mundial, e certo dia Jimmy diz que se vai alistar. Belle vê-se sozinha e, um dia é assaltada e maltratada dentro da sua loja o que vai originar a perda do seu bebé.
    Belle e a amiga Miranda decidem ir trabalhar para o hospital, para poderem ir para França conduzir ambulâncias para ajudar os feridos (Belle conhece Miranda, num dia em que esta é atropelada à porta da sua loja, depois de ter feito um aborto, e quem a ajuda é Belle).
    A Promessa concentra-se basicamente na história da I guerra mundial e, transcreve-nos episódios no terreno de grande violência, entre os aliados e os alemães e centraliza-se nos mutilados e dos que voltam da guerra completamente perturbados. Belle vai presenciar estes actos, transportando os feridos do comboio para o hospital nas ambulâncias, ajudando também no próprio hospital. Perde a sua amiga Miranda num desastre estúpido, esta fica presa com a sua ambulância no meio da linha, e o comboio, não consegue parar.
    Ao saber este episódio trágico, Étienne vem visitar Belle e, não conseguem resistir um ao outro e, fazem promessas de amor.
    Não bastava os milhares de mortos que a guerra levou, rebenta a gripe espanhola e muitos outros milhares se vão.
    Para concluir, sempre torci pela Belle e o Étienne e, fiquei bastante triste quando o Jimmy disse à Belle que este tinha morrido em campo :(
    Verti muitas :'( mas quando num longínquo lugar, num dia de chuva intensa tudo se altera :D
    Não me vou alongar mais pois tem de ler o MARAVILHOSO livro que é “A Promessa”
    Espero que adorem este livro como eu adorei, mas, tem de ler “Sonhos Proibidos” senão fica-vos a faltar a história de Belle, e por tudo o que esta menina passou.
    Aconselho e recomendo totalmente este livro 5***** Maravilhoso, Fantástico, Excelente……. E, não poderia esperar outra coisa desta maravilhosa escritora.
    Obrigada Lesley Pearse e fico à espera urgentemente do próximo livro.
    Manuela Santos

    ResponderEliminar
  5. Olá Manuela :)
    Gostei muita da sua opinião. É exatamente o que eu penso, mas sempre gostei mais do Jimmy :b

    Só um conselho: não conte a história do livro que está a opinar. É considerado spoiler e muita gente não gosta de saber a história antes de ler o livro...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar