terça-feira, 4 de março de 2014

[Opinião] "A Cidade dos Ossos", de Cassandra Clare

Sinopse: No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens.
Desde essa noite, o seu destino une-se ao dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo mas com tendência a agir como um idiota...














Opinião:
Ok. Isto de começar uma leitura com elevadas expectativas não funciona... 90% das reviews que li sobre este livro são super positivas e isso aumentou a minha expectativa e vontade de o ler. E fiquei desiludida.

Eu não consigo entender porque é que metade dos protagonistas deste tipo de livro são adolescentes. Não consigo mesmo. Toda a gente sabe que os adolescentes são imaturos, impulsivos, que não pensam nas coisas que fazem e, muitos deles, não sabem o que querem. E, neste livro, isso é bem visível.

A Clary é uma miúda incompreendida que nunca conheceu o pai e cuja mãe lhe esconde coisas. O seu melhor amigo, Simon, está apaixonado por ela há anos (onde é que já vi isto) mas ela nunca percebeu e agora está caidinha pelo Jace. O Jace viu o pai morrer aos 10 anos. Com 17 anos é arrogante, inconsequente, rebelde. Não quer saber das regras para nada. O Simon foi a personagem que mais gostei. Além de ser um "mundi" - factor depreciativo na opinião do Jace - esteve sempre ao lado da Clary e nunca a abandonou. Gostava muito que ele tivesse um final feliz, mas não com a Clary. Penso que ela já teve bastante tempo para perceber o amor dele e nunca o viu, ou quis ver.

Na minha opinião Cassandra Clare enrolou muito a história. Aconteceu tanto em tão pouco tempo, mas o que mais vimos foram ciúmes, cenas adolescentes e picardias. Claro que não tiro o mérito à escritora pelo mundo que criou. É uma ideia inovadora e muito bem conseguida. Todas as novas raças, todos os novos mundos dão muito pano para manga. É pena é que haja um triângulo amoroso. Penso que isso só serve para complicar as coisas já de si complicadas.

Demorei bastante tempo a ler este livro porque não me conseguiu puxar e as personagens me frustraram mas, depois de ver o filme, tenho de dar 3 estrelas ao livro.

2 comentários:

  1. Hmmmm... eu realmente queria ler, pois tal como tu, maior parte das coisas que vejo dizem maravilhas deste livro, mas estou um bocadinho cansada de protagonistas adolescentes parvinhos :P Vou adiar a leitura mais um bocadinho, e manter-me fiel aos meus mundos (se bem que estou curiosa com o que esta autora criou!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não entendo a fixação que estas escritoras têm por protagonistas adolescentes. Eu já tive 16 anos e sei muito bem como era parva e idiota... xD
      O mundo de Cassandra Clare está muito bem feito e, se fosse com outras personagens, eu ia apreciar muito melhor :b

      Estou a ler o 2º volume e estou a gostar um bocadinho mais...

      Eliminar