segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

[Opinião] "Ever After High: O Grande Livros dos Destinos", de Shannon Hale

Sinopse: Todos os anos, no Dia da Sucessão, os alunos de Ever After High assinam o Grande Livro dos Destinos e comprometem-se a cumprir o papel que lhes coube enquanto sucessores da Branca de Neve, do Príncipe Encantado, da Bruxa Má e de tantas outras personagens dos contos clássicos. E todos acreditam que as personagens que se recusarem a assinar desaparecerão para sempre, e com elas as suas próprias histórias. Puf!
Mas a Raven Queen tem dúvidas. A filha da Bruxa Má sabe que o seu destino é dar uma maçã envenenada à filha da Branca de Neve. Só que ela sempre foi Rebelde, e de uma coisa está certa: o Mal não faz o seu estilo. Já a Apple White, a mais real da Realeza e filha da Branca de Neve, mal pode esperar pelo Dia da Sucessão! Nesse dia, ao assinar o livro, vai exigir o Final Feliz por que tanto anseia.
Ambas sabem que os seus destinos dependem uma da outra: se a Raven não assinar o Grande Livro dos Destinos, pode acabar com o Final Feliz das duas grandes herdeiras dos contos de fadas. E pouco falta para o Dia da Sucessão…




Opinião:

"Ever After High: O Grande Livro dos Destinos" dá-nos a conhecer as filhas e filhos das princesas da nossa infância. Foi uma boa surpresa. De vez em quando gosto de ler livros mais infantis e este foi uma boa aposta.

Neste livro encontramos a Apple (filha da Branca de Neve) e a Raven (filha da Bruxa Má). Se por um lado temos uma Apple ansiosa por cumprir e ter o seu final feliz com o Príncipe Encantado, por outro temos uma Raven que não quer que o seu destino seja o mesmo que o da mãe. Ela não é mã, nem quer vingança de ninguém. É só uma simples adolescente que quer um final feliz como todas as raparigas. Mas o destino tem de se cumprir e quando Raven o desafia descobre que, por vezes, os bons da fita são os vilões.

Não posso dizer que gostei mais de uma personagem de que da outra. A Apple, como não podia deixar de ser, é mimada. Muito mimada. Mas também é caridosa e simpática. Mesmo sabendo que, num futuro próximo, a Raven será a sua inimiga mortal tenta fazer amizade com ela. Raven, pelo contrário é uma pessoa simples que foi criada entre a maldade da mãe e a bondade do pai. Gostei muito desta personagem. É forte e tem personalidade. Mas pouca auto-estima. 

Penso que é um bom livro para pré-adolescentes com uma escrita fácil e uma rápida leitura.
Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário