sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

[Opinião] "Malavita", de Tonino Benacquista

Sinopse: Uma família instala-se em Cholong-sur-Avre, na Normandia. Fred, o pai, diz ser escritor e preparar um livro sobre o Dia D. Maggie, a mãe, é voluntária numa associação de caridade e excelente na preparação de barbecues. Belle, a filha, faz honra ao seu nome. Warren, o filho, soube tornar-se indispensável para todos os colegas. E há a cadela, Malavita…
Uma família aparentemente como as outras, em suma. Mas uma coisa é certa: se eles forem viver para o vosso bairro, fujam sem olhar para trás… Um extraordinário romance de sátira, ação e suspense, agora adaptado ao cinema por Luc Besson.







Opinião:
"Malavita" é um livro completamente diferente do que eu esperava. Esperava um livro repleto de acção e sem coisas muito elaboradas. Mas, Tonino Benacquista, enganou-me bem.

Este é um livro que dá para pensar. Conseguimos entender o que levou Fred a denunciar os seus "amigos" e o que sentiu a família ao ter de mudar de país. É que não foi de cidade, foi de país! 

Este não é um livro fácil de ler. Tem poucos diálogos, mas a escrita é compreensível. Dei por mim várias vezes a pensar no quão difícil é deixar tudo para trás e começar de novo. Sentir todos os dias medo de ser descoberto.

Gostei de ler este livro. Foi uma boa surpresa.

Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário