terça-feira, 1 de outubro de 2013

[A Deusa Lê] "O Livro Negro", de Hilary Mantel

Sinopse: Continuando o que começou com o premiado Wolf Hall, regressamos à corte de Henrique VIII para testemunhar a ascensão de Thomas Cromwell enquanto planeia a destruição de Anne Boleyn.
Em 1535 Thomas Cromwell é Primeiro-ministro de Henrique VIII, e o seu sucesso ascendeu a par do de Anne Boleyn. Mas a cisão com a Igreja Católica deixou a Inglaterra perigosamente isolada e Anne não deu um herdeiro ao rei.
Cromwell vê o rei apaixonar-se pela discreta Jane Seymour. A gerir a política da corte, Cromwell tem de encontrar uma solução que satisfaça Henrique VIII, salvaguarde a nação e assegure a sua própria carreira. Mas nem ele nem o próprio rei sairão ilesos dos trágicos últimos dias de Anne Boleyn.
Um incrível feito literário, O Livro Negro é o relato deste terrível acontecimento da História, por uma das melhores romancistas da atualidade.
Hilary Mantel foi o primeiro autor britânico e a primeira mulher a receber dois prémios Booker, além de ser o primeiro autor a consegui-lo com dois romances consecutivos, em 2009, com Wolf Wall e, em 2012, com O Livro Negro.



Sobre a autora: Hilary Mantel, escritora e crítica literária britânica, nascida em Derbyshire (Inglaterra) em 1952, é uma das escritoras mais importantes da atualidade. É autora de doze livros, incluindo A Place of Greater Safety, Giving Up the Ghost e, mais recentemente, Beyond Black, que foi indicado para o Orange Prize 2006. Com Wolf Hall e O Livro Negro ganhou o Man Booker Prize de 2009 e de 2012, respetivamente, sendo o primeiro autor distinguido com este prémio por dois livros consecutivos.
Hilary Mantel foi já distinguida com os mais diversos prémios e condecorações ao longo da sua carreira. Em 1987 venceu o Shiva Naipaul Memorial Prize; em 1990 venceu o Southern Arts Literature Prize, o The Cheltenham Prize e o Winifred Holtby Memorial Prize pelo seu livro Fludd. Ainda na década de 1990, a autora ganhou o Sunday Express Book of the Year e o Hawthornden Prize. Em 2006, Hilary Mantel foi finalista do Commonwealth Writers Prize (Eurasia Region, Best Book) e do Orange Prize for Fiction com o livro Beyond Black. Em 2009, Wolf Hall valeu a Hilary Mantel o prestigiado Man Booker Prize, galardão que voltou a vencer em 2012 com O Livro Negro, obra que ganhou também o Costa Book of the Year 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário