domingo, 26 de maio de 2013

[Novidades] Bizâncio

O desejo de dignidade é universal e poderoso. É uma força motivadora que subjaz a todas as interacções humanas: nas famílias, nas comunidades, no mundo empresarial e nas relações internacionais. Quando a dignidade é violada a resposta será provavelmente agressiva, mesmo violenta, o ódio e a vingança seguir-se-ão. Por outro lado, quando nos tratamos mutuamente com dignidade, as relações aprofundam se e adquirem significado. Surpreendentemente, temos pouca noção do que é a dignidade, confundindo-a frequentemente com respeito. Donna Hicks examina as razões para esta falta de sensibilidade, apresentando um conjunto de estratégias para que estejamos conscientes do importantíssimo papel da dignidade nas nossas vidas e para que saibamos viver o dia-a-dia com respeito pela dignidade dos outros. Com vasta experiência na resolução de conflitos internacionais, e recorrendo à biologia, à psicologia e às neurociências, a autora explica quais são os elementos da dignidade, como reconhecer as suas violações, como reagir quando não somos tratados com dignidade, como restabelecer uma relação que se deteriorou e por que razão os líderes mundiais devem compreender o que é a dignidade. Mostra-nos como, usando a dignidade para nortear as nossas vidas, poderemos alcançar a paz e conseguir um mundo mais humano e seguro para todos.


Os McPherson retratam, da melhor forma, as saídas em família... Com 3 crianças pequenas.














No Verão de 2010, Jorge Semprún dedicou-se a uma série de conversas com Franck Appréderis, seu amigo de há décadas, que deu origem a um programa emitido pela France Télévisions. De modo simultaneamente íntimo e pudico, Jorge Semprún regressa ao conjunto da sua obra, tanto literária como cinematográfica, e ao seu percurso político: resistente comunista deportado para Buchenwald, militante clandestino em luta contra o franquismo e ministro da Cultura de Felipe González. Testemunha e actor das convulsões da história do século XX, fala com franqueza e simplicidade: «Tenho mais recordações do que se tivesse mil anos.» O relato ímpar da vida de um homem extraordinário. Uma revisitação do século XX por um dos mais empenhados protagonistas da história recente da Europa.






Nesta fantástica mistura de aventura e literatura de viagens, Michael Palin, seguindo os passos de Hemingway, percorre as florestas do Norte do Michigan, os campos de batalha em Itália e os locais simbólicos da Guerra Civil de Espanha. Participa nas largadas de touros em Pamplona e no festival das Fallas em Valência. O percurso dos bares e dos coquetéis em Cuba e as aventuras da pesca à linha ajudam-no, igualmente, a desvendar alguns dos mitos em torno da vida de Hemingway.

Sem comentários:

Enviar um comentário