quarta-feira, 28 de agosto de 2013

[Opinião] "A Dama do Retrato", de Maeve Haran

Sinopse: Esta é a minha história; caber-vos-á decidir se é um grande romance ou uma tragédia.
Quando chega à corte da Restauração, Frances Stuart, de apenas dezasseis anos, depressa descobre que tanto a sua beleza como a sua inocência são altamente prezadas - invejadas pelas damas e cobiçadas pelos cavalheiros. O rei Carlos II, loucamente apaixonado por ela, está disposto a tudo para a tornar sua amante.
Mas Frances não é apenas um rosto bonito: ela está determinada a fazer as suas próprias escolhas de vida, e a conquistar o homem que ama. Conseguirá ela escapar às armadilhas resultantes da obsessão do monarca, dos ciúmes da rainha, e da maldade da amante mais influente do rei e levar a sua avante?

Tendo como pano de fundo a Grande Praga e o Grande Incêndio de Londres, A Dama do Retrato é a imagem vívida da vida na decadente corte de Carlos II e da coragem de uma mulher que luta pelo seu próprio destino.




Opinião:
Fiquei fã. Completamente fã.
Que escrita! Que personagens! Que descrições!

Maeve Haran traz-nos um livro maravilhoso, que retrata uma das épocas mais famosas da monarquia inglesa e leva-nos até um mundo fascinante onde convivemos com hipocrisia, amor, paixão e adultério.

"A Dama do Retrato" retrata os 5 anos que Frances Stuart - La Belle Stuart - passou na corte inglesa. Por intermédio de Minette (a irmã caçula de Carlos II), Frances Teresa Stuart parte para Inglaterra para ser dama de companhia da futura rainha Catarina de Bragança (adorei o toque português que a rainha deu ao livro). Quando chega a corte, Frances atraí a atenção do rei e, durante os 5 anos que passa na corte, é diariamente assediada para se tornar amante do rei. Mas nunca cede. E porquê? Porque se apaixonou perdidamente pelo Duque de Richmond, Charles Stuart.

Além de este livro ser baseado em factos reais, tive sempre a inclinação para esperar um final feliz e para que Frances fosse finalmente livre e pudesse ser feliz com o seu duque.
As minhas expectativas não saíram furadas, mas a felicidade não foi completa para Frances.

Maeve Haran tem uma escrita fluída, com descrições maravilhosas e personagens deliciosas. Queremos ler sempre mais e mais, além de ser um livro com um grande número de páginas. 

É por causa de livros como estes que eu adoro o romance histórico.

Recomendo!

Sem comentários:

Enviar um comentário