sábado, 3 de agosto de 2013

[Opinião] "Predestinado", de Philippa Gregory

Sinopse: Estamos em 1453 e todos os sinais apontam para que o fim do mundo esteja iminente. Acusado de heresia e expulso do seu mosteiro, Luca Vero, um atraente jovem de 17 anos, é recrutado por um misterioso estranho para registar o fim dos tempos por toda a Europa. 

Obedecendo a ordens seladas, Luca é enviado a cartografar os medos da Cristandade e a viajar até à fronteira do bem e do mal. Isolde, de 17 anos, abadessa, está presa num convento para impedir que reclame a sua enorme herança. Quando as freiras ao seu cuidado enlouquecem com estranhas visões, sonambulismo e exibindo feridas que sangram, Luca é enviado para investigar e todas as provas incriminam Isolde. 
No pátio do convento constrói-se uma pira para a queimar por bruxaria. Forçados a enfrentar os maiores medos do mundo medieval – magia negra, lobisomens, loucura – Luca e Isolde embarcam numa busca pela verdade, pelo seu próprio destino e até pelo amor, enquanto percorrem os caminhos desconhecidos até à personagem histórica real que defende as fronteiras da Cristandade e detém os segredos da Ordem das Trevas.


Opinião:
Depois do estrondoso sucesso da série "A Guerra dos Primos", Philippa Gregory decidiu arriscar e apostou numa série completamente imaginada. 

"A Ordem das Trevas" retrata a vida de Luca Vero - um rapaz que ficou "orfão" quando era demasiado novo para assimilar fosse o que fosse e que entrou para um convento como aprendiz - e de Isolde - uma rapariga nobre que foi criada no maior luxo e aprendeu desde sempre a acatar as ordens do pai. 
Luca é nomeado inquisidor e percorre o país há procura de acontecimentos sobrenaturais (mais tarde estes acontecimentos ficaram conhecidos como Inquisição). E é quando chega a um convento em que se relata a existência de um "demónio" que está a deixar as freiras loucas e com chagas no corpo que conhece Isolde. 
Isolde sempre foi a menina do papá mas depois da morte deste descobre que, no seu testamento, o pai ordenou que, se ela não se casasse com um homem escolhido pelo seu irmão (ou por ele) teria de se tornar Madre Abadessa do convento que pertencia a sua família. Depois da chegada de Isolde ao convento começam a acontecer coisas estranhas e ela e a sua fiel amiga Ishraq são declaradas culpadas por bruxaria.

Com uma escrita fácil e leve, Philippa Gregory leva-nos até aos tempos medievais em que o que não era "normal" era encarado como bruxaria e logo destruído.

Claro que esta série não está no mesmo nível que "A Guerra dos Primos" ou até dos outros livros da escritora, mas penso que têm muito potencial para agarrar muitos leitores, principalmente pessoas mais jovens e que ainda estejam a dar os primeiros passos na leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário