quarta-feira, 4 de setembro de 2013

[Opinião] "Departamento 19", de Will Hill

Sinopse: Jamie Carpenter tem 16 anos e perdeu o pai há pouco tempo. No mesmo dia em que descobre que a sua mãe foi raptada por um vampiro, é salvo por uma criatura gigante que diz chamar-se Frankenstein e que o leva para o Departamento 19, a agência supersecreta do governo.
Conhecida também por Luz Negra, esta agência foi fundada há mais de um século por Van Helsing e outros sobreviventes de Drácula para combater as forças do sobrenatural. Com a ajuda da agência, de Frankenstein e de uma jovem vampira por quem se apaixona, Jamie vai fazer tudo para salvar a sua mãe, mesmo sabendo que terá de enfrentar um exército de vampiros sedentos de violência, sangue e destruição.






Opinião:
O mundo literário está cheio de livros sobre vampiros, lobisomens, monstros... Mas nenhum deles teve a audácia de escrever uma história passada no século XXI em que uma das personagens principais é o famoso Frankenstein.
Will Hill escreveu um livro que irá revolucionar o mundo dos vampiros e do sobrenatural e fazer corar de vergonha escritores de outras sagas vampirícas.

Jamie Carpenter é um jovem de 16 anos que, há dois anos, viu o seu pai ser assassinado sem razão aparente. Afinal ele era um mero funcionário do estado. Ou isso pensava Jamie. Quando, numa noite, é atacado por uma jovem vampira chamada Larissa descobre que a sua mãe foi raptada por um dos três primeiros vampiros que existentes no mundo e, também, que a sua vida era uma grande mentira.
Aqui temos a premissa para uma história fascinante em que o "herói" é um adolescente desengonçado e vítima de bullying.
Will Hill tem uma escrita fluída e sem floreamentos. Capítulos curtos e que se lêem num instante. Confesso que no início foi um pouco complicado entrar na história, mas com o decorrer da acção fiquei completamente viciada e só queria ler mais e mais.
As personagens cativam e têm personalidade. Até aquelas que só aparecem durante 10 minutos e morrem. Tenho de confessar que a personagem que mais gostem foi o Frankenstein que, mesmo depois de ser tratado de forma injusta pelo Jamie foi ao seu socorro e salvou-lhe a vida. Três vezes.
Outro ponto a favor do livro é a alternância das datas durante o livro. Tanto estavamos em 2009. como em 1902, como em 2005. Conhecemos algumas personagens que tiveram um papel fucral em alguns dos acontecimentos que dão razão de ser ao Departamento 19.
Mas tenho uma pergunta: o livro "Departamento 19" é o começo de uma saga?
Espero que sim!
Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário