quarta-feira, 18 de setembro de 2013

[Opinião] "A Linha Ténue do Passado", de Mónica Cortesão Gonçalves

Sinopse: No Luxemburgo, Maria descobre uma mansão que pertencera aos seus ascendentes, de onde a sua avó havia fugido anos antes devido às calamidades que os habitantes sofreram durante toda a 2.ª Guerra Mundial. Descobre uma nova identidade, o seu verdadeiro lar, num sítio desconhecido onde se sente em casa. Encontra história, amigos, inimigos, amor, erotismo, filhos, e constrói um verdadeiro lar sob a ameaça mortal de dois alemães que se querem apoderar da sua herança, alegando fazerem parte dela.
Maria tem uma vida paralela enquanto dorme, através de visões de um passado doloroso, desenterra a história da sua família e o seu sofrimento durante a invasão alemã da 2.ª Grande Guerra, num país que até então não sabia ter agonizado tanto, descobrindo a verdadeira razão da fuga da sua avó para Portugal.
A obra funde o passado com o presente e a imaginação com factos verídicos, onde todas as experiências levam Maria a descobrir o inimaginável.




Opinião:

Pensei durante muito tempo em se haveria de ler este livro ou não. Quando se trata de novos autores, ainda por cima portugueses, sinto sempre muito medo de arriscar. Mas no caso deste romance fiz muito bem.
Mónica Cortesão Gonçalves escreveu um livro que nos leva ao passado e que nos traz de volta ao presente. Em que sentimos na pele o sofrimento por que passaram várias personagens apresentadas no livro.

Quando comecei a leitura do livro demorei um pouco de tempo a adaptar-me a escrita da Mónica, porque usou um número excessivo de palavras “caras” que, na minha opinião, não se encaixavam no contexto do texto. Outro ponto negativo são os diálogos que me pareceram sempre um pouco forçados (principalmente entre a Maria e o rapaz). Mas com o decorrer da história os diálogos adquiriram um tom normal, o que gostei muito.

A história em si está muito bem pensada e escrita. Alice é uma personagem maravilhosa que, mesmo depois de morta, guia Maria até a sua antiga casa para ela descobrir a sua história e alguns segredos escondidos. Tenho de admitir que fiquei surpreendida com o final do livro.

Em termos de escrita Mónica tem muita coisa a melhorar. Mas para romance de estreia, está maravilhoso e vou seguir os próximos lançamentos.

Recomendo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário