quarta-feira, 12 de junho de 2013

[Opinião] "A Marca das Runas", de Joanne Harris

Sinopse: Maddy Smith nasceu com uma marca que ditou o seu destino. A runa inscrita na sua pele é um símbolo dos Antigos Deuses, uma marca mágica. E perigosa. Na pequena aldeia onde vive todos a receiam e excluem. Mas Maddy não renega a sua sorte. Pelo contrário, ela adora magia. Mesmo que isso a condene à solidão.
Quinhentos anos passaram desde Ragnarók - o flagelo que marcou o Fim dos Tempos -, e a Nova Ordem impôs regras que ditam o aniquilamento do Caos, da Magia, dos Sonhos e da Imaginação. À medida que os seus feitiços ficam cada vez mais fortes, Maddy sabe que será apenas uma questão de tempo até os Examinadores da Ordem a identificarem e perseguirem. E tempo é algo que o Mundo não tem... agora que a ameaça de destruição é cada vez mais real. Isolada, Maddy pode apenas contar com o ancião seu mentor, que lhe dá a conhecer as lendas nórdicas, com os seus deuses e criaturas maravilhosas. Invisível para a maioria das pessoas, este Mundo Subterrâneo encerra a chave do seu passado. Dela depende o destino do Mundo, mais uma vez... 
Uma viagem ao coração das lendas nórdicas.
Uma porta aberta para um mundo fantástico repleto de magia.

Opinião:

Joanne Harris é autora de vários best-sellers mas, tenho de confessar, este é o primeiro livro que leio da sua autoria.
E comecei muito bem!

Quando iniciei a leitura tive alguma dificuldade em avançar por estar a ler em formato e-book, mas depois ganhei o ritmo e só posso dizer que adorei a história!
Maddy é uma menina que nasceu com uma estranha marca (runa) numa mão. Por causa dela foi rejeitada pelo pai, pela irmã, pelo padre da aldeia, por toda a gente. Até o dia em que conhece o Zarolho e que ela percebe que aquela marca não é uma maldição, mas sim uma bênção.
A partir deste encontro a acção decorre de forma rápida e sem partes mortas.
Gostei de conhecer todas as personagens, mas tenho de dar especial ênfase ao Loki. O Loki é um autêntico enigma. Numa altura parece que está a armar alguma e que vai trair Maddy e noutra altura revela-se um pequeno tesouro. Tenho de dizer que sempre acreditei na inocência dele.

É um livro fácil de ler, com uma boa história e com boas personagens.

Recomendo.

1 comentário:

  1. Também já li este livro, gostei muito e já comprei o próximo, estou anciosa para o ler!
    Também comentei no meu blog: http://azul-rosaeestrelas.blogspot.pt/2013/08/livros-que-ja-li-este-verao-ii.html.

    ResponderEliminar