quinta-feira, 20 de junho de 2013

[Opinião] "Senhor Comandante", de Romain Slocombe

Sinopse: Escritor e académico na Paris do pré-guerra, Paul-Jean Husson, retirou-se para uma pequena vila da Normandia com o intuito de se dedicar à sua obra, marcada por um antissemitismo «patriótico».
Quando a guerra rebenta e o seu filho Olivier é obrigado a partir, toma a seu cargo a proteção da nora, Ilse, uma alemã de traços arianos e luminosos.
A sua beleza faz surgir nele uma atração que vai contra todos os seus valores, uma vez que descobre que ela é de origem judaica. Pouco a pouco, o universo confortável do grande escritor petainista, modelo do bom burguês, começa a vacilar. Apenas uma carta dirigida ao comandante da Kreiskommandantur pode permitir a Husson salvar a sua honra.




Opinião: 
Adorei! Adorei completamente este livro.

Quando soube que o livro era baseado numa carta encontrada em 2006, fiquei um pouco reticente, mas iniciei a leitura e só posso dizer que as minhas dúvidas foram completamente esquecidas.



É um livro enternecedor. Um livro maravilhoso. A escrita é fluída e dá vontade de não parar de ler. Gostei muito dos extras que vêm no final do livro.



Recomendado, claro!

Sem comentários:

Enviar um comentário