domingo, 16 de junho de 2013

[Opinião] "O Inimigo Invisível", de Rute Pinheiro Coelho

Sinopse: Margarida Vaz Mendonça descobre que o primeiro-ministro foi escolhido e preparado para o cargo pela Maçonaria. Confrontada com um relato detalhado sobre os bastidores dos partidos e da vida politica portuguesa, a jornalista tem acesso a informações que põem em causa a democracia.
O poder escondido da irmandade, a forma como actua nos meios de comunicação social e as ligações que fomenta entre Portugal e Angola, a América Latina e Timor-Leste tornam-se claras aos seus olhos. Numa vertigem de receios e sentimentos contraditórios, a jornalista decide partilhar com o mundo todos os segredos que lhe foram revelados… Mas a tarefa torna-se complicada. A teia do poder da Maçonaria é demasiado complexa. E atingir um inimigo invisível passa a ser mais difícil do que nunca.

Neste livro, o leitor é levado a entrar no perigoso mundo de influências que dominam grande parte das decisões políticas do país. Um jogo de máscaras e sombras que apenas a coragem poderá destruir.

UMA FICÇÃO REVELADORA BASEADA EM FACTOS REAIS.

ATÉ ONDE A FICÇÃO ULTRAPASSA A REALIDADE? DESCUBRA AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS…

"Um retrato assustador dos que na sombra escolhem os que mandam nas nossas vidas. Imperdível." Nicolau Santos

Opinião: 
Nem sei como o hei-de classificar. Um triller? Um policial? No meu entender isto é um abre-olhos, vulgo a expressão.
Devido a existência de parágrafos com uma certa distância entre si o livro é de leitura rápida, além de ser preciso uma concentração extra para conseguir acompanhar o raciocínio das personagens, principalmente do António.
Tem menos de 250 páginas e a acção é passada em dois dias, o que faz com que aconteçam coisas de forma muito rápida.
Com este livro é possível perceber o poder que a Maçonaria (e também o Opus Dei) exerce sobre o país. Principalmente na via política.
Gostei do livro, além de ser um tema que eu nunca pegaria de forma leve. Devido a rapidez da acção as personagens não são muito aprofundadas mas é possível criar empatia com alguma delas e odiar outras.
O desfecho do livro foi o que mais me espantou porque depois de tudo o que a Margarida fez para que os documentos fossem conhecidos na praça pública eles foram parar às mãos de outra organização. Resumo da história: os documentos nunca serão conhecidos.
Rute Pinheiro Coelho é uma escritora a seguir!
Recomendadíssimo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário